Está consciente da suas competências ?
Estar consciente das nossas competências é importante mas não é só porque o auto-conhecimento é desejável para uma existência plena. Ter consciência em que estádio de desenvolvimento nos encontramos permite gerir a nossa vida pessoal e profissional com maior sucesso.
Quais são os estágios de consciência das nossas competências?
São 4 os estágios de consciência de competências em qualquer processo de aprendizagem, entre o momento zero – em que não temos competências e o momento em que somos mestres nas nossas competências.
Porque começamos como inconscientemente incompetentes e desejavelmente nos tornamos inconscientemente competentes?
Somos Inconscientemente Incompetentes quando nos deparamos com uma tarefa pela primeira vez. Algo novo, desconhecido, coloca-nos na situação de desconhecermos a nossa incompetência sobre o assunto. Não sabemos o que não sabemos.
Logo que investigamos o assunto começamos a ficar Conscientemente Incompetentes, isto é ficamos a saber o que não sabemos, o que precisamos aprender, quais as aptidões que temos de desenvolver. Aqui, dependendo do nível das competências necessárias e do nosso interesse, empenhamos-nos em desenvolve-las.
Quando começamos a aplicar essas competências tornamo-nos Conscientemente Competentes, sabemos perfeitamente daquilo que somos capazes, esforçamo-nos e fazemos bem. Sabemos o que já sabemos.
Quando é que nos tornamos Inconscientemente Competentes?
Quando já fazemos sem pensar. Aquele esforço de atenção inicialmente necessários para fazer bem já não está lá. Agora usufruímos do prazer de fazer. Tornam-nos Inconscientemente Competentes!
Voltamos a perguntar: Está consciente das suas competências ?
Se ficou curioso e quer saber mais sobre o seu estado de consciência contacte-nos para uma conversa sem compromisso.
Os nossos programas de profiling ajudam-no a tomar consciência das suas competências e a identificar o Mind-Set necessário para atingir os seus objectivos.
Seguir nas redes sociais