O poder de sabermos adaptar-nos.
A recente pandemia veio mostrar-nos, uma vez mais e da forma mais dramática, o poder da capacidade de adaptação.
A habilidade para operar num contexto inesperado, de forma ágil, optimizada e sem atrito fazem a diferença num contexto tão dramático.
Saber adaptar-se é fundamental na vida das pessoas e das organizações. Eis alguns exemplos:
A mudança de emprego ou de funções exigem uma grande capacidade de adaptação para ter sucesso.
Uma nova liderança exige a adaptação do líder e do grupo.
Numa organização, sujeita às condições de um mercado em constante mudança, a capacidade de adaptação é vital para a sua subsistência e crescimento.
Sem a necessária adaptação que a mudança exige, o mais provável é fracassarmos.
Como desenvolver a capacidade de adaptação.
Sabendo que a forma como pensamos afeta tudo aquilo que fazemos e como fazemos, conhecer o nosso perfil de preferências de pensamento é fundamental para agilizar a nossa capacidade de adaptação.
Compreender a nossa própria forma de pensar, agir, tomar decisões, fazer escolhas, aprender, liderar ou relacionar-nos é um conhecimento poderoso.
O perfil de preferências dá-nos a conhecer o nosso estilo de pensamento em 8 dimensões, mas também nos dá a conhecer os diferentes estilos existentes.
Assim, podemos dizer que ao conhecer o nosso perfil de preferências ficamos mais sensíveis às preferências dos outros. Consequentemente, é mais fácil adaptar-nos a eles e a cada situação nova de maneira ágil, optimizada e com muito menos conflito.
Pode parecer fácil adquirir este poder para sabermos adaptar-nos às novas situações, mas ganhar a agilidade necessária para o fazermos em tempo real requer conhecimento, prática e o mind-set apropriado.
O verdadeiro poder da adaptação só começa quando nos tornamos inconscientemente competentes a aplicá-la.
O perfil de preferências.
Na Mind-Set trabalhamos com um perfil que analisa as preferências de pensamento em 8 dimensões. Trabalhamos com perfis específicos para as equipas, a liderança, o ensino, a parentalidade entre outros.
Chamamos aos nossos programas profiling e com eles trabalhamos com os indivíduos e as organizações nas 8 dimensões.
Para conhecer o seu perfil de preferências, da sua equipa ou organização contacte-nos.
Seguir nas redes sociais